A demanda por pequenos reparos cresce na mesma medida que a população sofre com a falta de tempo devido a rotina corrida. Além da falta de tempo, nem todos conseguem ter habilidades e profissionalização adequada para fazer os pequenos reparos que uma casa necessita de tempos em tempos ou quando um problema aparece. É aí que entra o serviço que pode ser lucrativo em tempos atuais: o de pequenos reparos residenciais e comerciais.

Para atender um público cada vez mais exigente e residências mais sofisticadas, ter uma empresa formalizada pode ser uma vantagem para ganhar estabilidade e reconhecimento no segmento.
Por onde começar?
O ideal é você ter em mente e avaliar o que pretende. Quer atender a demanda sem colocar a mão na massa? Ou pretende realizar esse serviço por conta própria?
Essa definição é importante para avaliar se abrir uma empresa é, de fato, o seu objetivo. Se esta for a ideia, é necessário investir em uma estrutura, contratar funcionários, pagar impostos e ter noção de gestão, afinal, é você quem vai comandar a sua empresa.
Agora, se o objetivo é fazer pequenos reparos sem investir em uma grande estrutura, com você mesmo colocando a mão na massa de forma autônoma, saiba que também é necessário um bom planejamento, compra de materiais ou equipamentos e certas burocracias, como emitir notas fiscais de serviço ao cliente.
Segmentação e tipos de serviço
O empreendedor dessa atividade poderá especializar-se em segmentos específicos, como: residencial, comercial ou até industrial, dependendo das condições da empresa.
Há diversos serviços que uma empresa de pequenos reparos residenciais ou comerciais pode fazer, o Sebrae lista algumas, como:
– Alvenaria: pequenos serviços de construção, demolição ou reformas em estruturas, paredes, colocação de pisos e azulejos, gesso, madeira, serviços em geral.
– Gesseiro: instalação e reforma de gessos e sancas e instalação e reforma de paredes de drywall.
– Chaveiro: instalação de fechaduras em residências, troca de segredo e cópias de chaves.
– Elétrica: instalação de disjuntores, fusíveis, tomadas, interruptores, lâmpadas e quadros de luz; extensões para novas ligações elétricas, instalação e manutenção de chuveiros, torneiras elétricas, ventiladores, condicionadores de ar e de aparelhos eletrônicos (home theater, computador, interfone, antenas, internet, extensões de telefone, etc.); reparos elétricos em geral.
– Hidráulica: eliminação de goteiras e vazamentos em geral; limpeza de caixa d’água, desentupimentos de canos e calhas, reparos hidráulicos em válvulas, torneiras, sifões e caixas acopladas; instalação de vaso sanitário, ducha higiênica e filtro de cozinha;
– Jardinagem: manutenção do jardim, paisagismo, poda de árvores e gramados, limpeza de terrenos, adubação, irrigação e plantio em geral;
– Pintura: pintura em fachadas e ambientes internos; pequenos reparos em paredes, portas e janelas;
– Diversos: montagem e desmontagem de móveis para mudança; troca de puxadores e dobradiças de armários, estantes e roupeiros; instalação de suportes de TV; manutenção e ajustes especiais em cadeiras de rodas e bicicletas; reposição de vidros e telhas; instalação de cortinas e persianas; troca de válvulas e mangueiras para fogões à gás; manutenção e reparo de portões automáticos e de câmeras de vigilância.
Localização do seu negócio
Escolher bem a localização que vai atuar é fundamental para o sucesso do seu negócio. Regiões com elevado número de condomínios residenciais ou empresariais são mais suscetíveis à procura deste tipo de serviço.
A maneira como você divulgará a sua empresa também conta para atrair potenciais consumidores da região.
Equipamentos para reparos residenciais e comerciais
Os equipamentos indispensáveis para a prestação de serviços de reparos residenciais são:
– Equipamentos para Serviços de Limpeza
Enceradeira, aspiradores de pó e líquidos, máquina de hidrojato, vassouras de diversos tipos, rodos, esfregões, mop’s pó e água, panos, escovas e discos para enceradeiras, esponjas de limpeza, baldes, escada e carrinho funcional.
– Equipamentos para Serviços de Reparos
Martelo, chaves de fendas e chaves Phillips, alicates, chave de parafuso ajustável, chave para tubulações, pincéis, serra mármore e serra tico-tico, serra manual (cegueta) e serrote, furadeira manual ou elétrica e brocas de diversos tamanhos, multímetro ou alicate amperimétrico, marreta, talhadeira, plumo, nível, trena, escada, extensão elétrica e transformador 110/220V.
– Equipamentos de Proteção Individual
Abafadores de ruído, capacetes, luvas, máscaras, óculos de proteção, protetores faciais, botinas e sapatos
– Equipamentos administrativos
Computadores com internet, telefone fixo e celular, impressoras e móveis de escritório.
Diferenciais oferecidos
Fidelizar o cliente não é tarefa fácil, para sua empresa ter diferenciais, mostre a que você se importa com o trabalho que realiza e também com o bem-estar dele.
Acompanhe todas as fases da prestação do serviço e valorize todos os detalhes. Alguns serviços causam ruídos, poeira e odor e, muitas vezes, o cliente não tem conhecimento desses efeitos, por isso é importante alertá-los. Cumprir todas as etapas do contrato e finalizar o serviço com limpeza e organização também pode ser bom para a reputação do seu negócio.
Fonte: Sebrae – Como montar um serviço de pequenos reparos
0 Comments
Postar um comentário