demanda por pequenos reparos cresce na mesma medida que a população sofre com a falta de tempo devido a rotina corrida. Além da falta de tempo, nem todos conseguem ter habilidades e profissionalização adequada para fazer os pequenos reparos que uma casa necessita de tempos em tempos ou quando um problema aparece. É aí que entra o serviço que pode ser lucrativo em tempos atuais: o de pequenos reparos residenciais e comerciais.
Segundo o site do Sebrae, apesar da grande demanda, atividades formalizadas de reparos de imóveis residenciais ou comerciais são relativamente difíceis de serem encontrados. Isto acontece porque predomina, ainda, as atividades informais, com os atendimentos realizados por pessoas que, em geral, não possuem especialização e não legalizam seu pequeno negócio.
Para atender um público cada vez mais exigente e residências mais sofisticadas, ter uma empresa formalizada pode ser uma vantagem para ganhar estabilidade e reconhecimento no segmento.

Por onde começar?

O ideal é você ter em mente e avaliar o que pretende. Quer atender a demanda sem colocar a mão na massa? Ou pretende realizar esse serviço por conta própria?
Essa definição é importante para avaliar se abrir uma empresa é, de fato, o seu objetivo. Se esta for a ideia, é necessário investir em uma estrutura, contratar funcionários, pagar impostos e ter noção de gestão, afinal, é você quem vai comandar a sua empresa.
Agora, se o objetivo é fazer pequenos reparos sem investir em uma grande estrutura, com você mesmo colocando a mão na massa de forma autônoma, saiba que também é necessário um bom planejamento, compra de materiais ou equipamentos e certas burocracias, como emitir notas fiscais de serviço ao cliente.

Segmentação e tipos de serviço

 O empreendedor dessa atividade poderá especializar-se em segmentos específicos, como: residencial, comercial ou até industrial, dependendo das condições da empresa.
Há diversos serviços que uma empresa de pequenos reparos residenciais ou comerciais pode fazer, o Sebrae lista algumas, como:
– Alvenaria: pequenos serviços de construção, demolição ou reformas em estruturas, paredes, colocação de pisos e azulejos, gesso, madeira, serviços em geral.
– Gesseiro: instalação e reforma de gessos e sancas e instalação e reforma de paredes de drywall.
– Chaveiro: instalação de fechaduras em residências, troca de segredo e cópias de chaves.
– Elétrica: instalação de disjuntores, fusíveis, tomadas, interruptores, lâmpadas e quadros de luz; extensões para novas ligações elétricas, instalação e manutenção de chuveiros, torneiras elétricas, ventiladores, condicionadores de ar e de aparelhos eletrônicos (home theater, computador, interfone, antenas, internet, extensões de telefone, etc.); reparos elétricos em geral.
– Hidráulica: eliminação de goteiras e vazamentos em geral; limpeza de caixa d’água, desentupimentos de canos e calhas, reparos hidráulicos em válvulas, torneiras, sifões e caixas acopladas; instalação de vaso sanitário, ducha higiênica e filtro de cozinha;
– Jardinagem: manutenção do jardim, paisagismo, poda de árvores e gramados, limpeza de terrenos, adubação, irrigação e plantio em geral;
– Pintura: pintura em fachadas e ambientes internos; pequenos reparos em paredes, portas e janelas;
– Diversos: montagem e desmontagem de móveis para mudança; troca de puxadores e dobradiças de armários, estantes e roupeiros; instalação de suportes de TV; manutenção e ajustes especiais em cadeiras de rodas e bicicletas; reposição de vidros e telhas; instalação de cortinas e persianas; troca de válvulas e mangueiras para fogões à gás; manutenção e reparo de portões automáticos e de câmeras de vigilância.

Localização do seu negócio

 Escolher bem a localização que vai atuar é fundamental para o sucesso do seu negócio. Regiões com elevado número de condomínios residenciais ou empresariais são mais suscetíveis à procura deste tipo de serviço.
A maneira como você divulgará a sua empresa também conta para atrair potenciais consumidores da região.

 Equipamentos para reparos residenciais e comerciais

 Os equipamentos indispensáveis para a prestação de serviços de reparos residenciais são:
– Equipamentos para Serviços de Limpeza
Enceradeira, aspiradores de pó e líquidos, máquina de hidrojato, vassouras de diversos tipos, rodos, esfregões, mop’s pó e água, panos, escovas e discos para enceradeiras, esponjas de limpeza, baldes, escada e carrinho funcional.
– Equipamentos para Serviços de Reparos
Martelo, chaves de fendas e chaves Phillips, alicates, chave de parafuso ajustável, chave para tubulações, pincéis, serra mármore e serra tico-tico, serra manual (cegueta) e serrote, furadeira manual ou elétrica e brocas de diversos tamanhos, multímetro ou alicate amperimétrico, marreta, talhadeira, plumo, nível, trena, escada, extensão elétrica e transformador 110/220V.
– Equipamentos de Proteção Individual
 Abafadores de ruído, capacetes, luvas, máscaras, óculos de proteção, protetores faciais, botinas e sapatos
– Equipamentos administrativos
Computadores com internet, telefone fixo e celular, impressoras e móveis de escritório.

Diferenciais oferecidos

Fidelizar o cliente não é tarefa fácil, para sua empresa ter diferenciais, mostre a que você se importa com o trabalho que realiza e também com o bem-estar dele.
Acompanhe todas as fases da prestação do serviço e valorize todos os detalhes. Alguns serviços causam ruídos, poeira e odor e, muitas vezes, o cliente não tem conhecimento desses efeitos, por isso é importante alertá-los. Cumprir todas as etapas do contrato e finalizar o serviço com limpeza e organização também pode ser bom para a reputação do seu negócio.
 Fonte: Sebrae – Como montar um serviço de pequenos reparos