“Sempre digo que sou uma jornalista realizada e uma arquiteta frustrada. Sou fã de reformas e gosto de dar meu toque pessoal aos locais onde vivo. Por isso, quando comprei este apartamento antigo, há quase dois anos, logo quis renová-lo. Como curtimos receber os amigos, decidi incorporar um dos quartos à área social. Contornei as dificuldades que foram surgindo – como a viga que ficou aparente quando uni esses ambientes – com ideias simples e econômicas. Outras sugestões apareceram na conversa com um vizinho que já tinha reformado seu apartamento. Tive ajuda de um empreiteiro para fazer a obra, que administrei sozinha. Dei muita ênfase ao reaproveitamento de materiais e escolhi cores (adoro!) que tornaram os espaços mais atraentes. Sem medo de ousar, fiz na sala uma mistura de tons escuros que poderiam pesar – mas para mim o resultado ficou charmoso.”
Ideias para fazer em sua casa:
- 1.
3.
-
(Divulgação)
A integração de um quarto com a área social fez surgir este espaço de quase 100 m² e três ambientes. Agora, a família pode receber os amigos com folga atividade que acontece ao menos uma vez por mês.
- 4.
1. Gesso e iluminação disfarçam a viga. Bem acima do bar, a viga existente entre o quarto e a sala ficou aparente com a derrubada da parede. Para disfarçá-la, Márcia criou um rebaixo com gesso e ali instalou spots de lâmpadas dicroicas, que trazem iluminação pontual. 2. Nicho na parede vira bar. Quando o quarto e a sala se juntaram, o corredor da área íntima ficou exposto. Para ocultar essa circulação, Márcia fechou a passagem com alvenaria e criou ali um nicho (1 x 0,25 x 2,30 m), que abriga prateleiras na parte de cima e uma adega climatizada para os vinhos na parte de baixo. O acesso para o corredor agora é pela entrada à esquerda do bar. O tom que marca esse cantinho é o Tentação (tinta acrílica Coral Dulux
- 5.
(Divulgação)
3. Porta antiga serve de lavatório. Durante a reforma, Márcia teve o cuidado de não se desfazer de materiais que ainda estavam bons. Adepta do reaproveitamento, ela bateu os olhos nas portas de um armário de mantimentos (aquelas com respiradouros) que ia desmontar e já lhes deu destino: Como a madeira era boa e forte, pensei que poderiam se transformar em mesas, diz. Assim foi feito: Márcia contratou os serviços de Narciso Isidório da Silva. É um amor de marceneiro, um verdadeiro artesão que trabalha na casa dos clientes, fala ela. As portas renderam não só a mesinha que embute a cuba do lavabo como também a mesa de apoio do bar e outra para refeições.
0 Comments
Postar um comentário