As empresas de pintura doméstica estão entre as mais baratas e fáceis de iniciar: você pode operar em sua casa e os custos iniciais de inicialização podem ser inferiores a R$ $4.000. O problema é que, por ser um negócio relativamente fácil, você terá uma forte concorrência. Antes de começar a pintar, é importante criar um plano de negócios, determinar sua especialização e criar uma imagem da empresa que o diferencie da concorrência e atraia seu mercado-alvo.


Itens que você precisará

  • Caneta e papel ou computador
  • Escadas
  • Bandejas de tinta
  • Panos
  • Rolos e escovas
  • Pulverizador
  • Mask
  • Andaimes
  • Pintura
  • Veículo
  • Materiais de marketing
  • Pasta
Prepare um plano de negócios. Crie um documento que descreva o foco do seu negócio. Decida se você vai fazer tinta interior, exterior ou uma combinação de ambos. Descreva os serviços que você oferece e inclua áreas de especialização, como consulta de cores e colocação de letreiros ou murais. Determine o mercado alvo para o seu negócio, seja ele proprietário de prédios de apartamentos, proprietários de casas históricas ou proprietários de casas típicas em bairros de classe média. Pesquise outras empresas locais para ver como elas estão atendendo às necessidades do seu mercado-alvo. Faça uma lista de maneiras pelas quais você pode se diferenciar dos seus concorrentes através de preços mais baixos, serviços mais rápidos ou especializados ou experiência em design.
Escolha um nome para o seu negócio de pintura de casas. Faça uma lista de nomes com a ajuda de amigos, familiares e parceiros. Escolha um nome que se destaque e comunique o foco do seu negócio e sua imagem. Por exemplo, se você é especialista em pintura de casas históricas, incorpore essa ideia ao nome da empresa.
Registre seu negócio de pintura de casas. Visite o secretário ou tribunal da cidade para obter a documentação necessária. Verifique os requisitos de zoneamento da sua área se você deseja administrar seus negócios em casa.
Reúna o equipamento e os suprimentos. Reúne escadas, bandejas de tinta, panos e, o mais importante, uma grande variedade de rolos e pincéis. Compre esses itens em massa através de um comerciante on-line para economizar dinheiro. Visite sua loja de ferragens local e invista em um pulverizador, uma máscara facial e andaimes. Peça-lhes para pedir essas coisas para você, se não as tiverem à mão. Encontre um veículo grande o suficiente para levar o equipamento necessário aos locais de trabalho. Decida se os clientes vão comprar sua própria tinta ou se você vai comprá-la para eles. Compre cores básicas de tinta que você usará com freqüência.
Crie e distribua materiais de marketing. Crie materiais de marketing com base na imagem que você deseja comunicar ao seu mercado-alvo. Publique seus serviços e concentre-se no que diferencia sua empresa da concorrência. Pendure folhetos nos quadros de avisos do shopping center, distribua-os nas portas e coloque anúncios em jornais e sites locais para negócios básicos, sem frescuras. Crie folhetos em papel brilhante, se desejar negociar com aqueles de alto nível socioeconômico. Inclua fotos do seu trabalho que contam sua experiência. Crie um site que comunique a exclusividade da sua empresa. Crie placas com o nome da empresa que pode ser colocada nos pátios dos clientes depois de pintar o exterior de uma casa.
Crie um portfólio e compartilhe-o com clientes em potencial. Tire fotos de todo o trabalho que você faz e monte-as em uma pasta. Leve esta pasta com você quando visitar clientes em potencial para mostrar a qualidade do seu trabalho. Se você nunca pintou casas antes, vale a pena fazer um trabalho para um amigo ou parente de graça para ter imagens do trabalho que você fez.